A regra do produto permite encontrar a derivada de um... produto de funções. :-D É isso aÃ... Se $f(x)=u(x).v(x)$ e os fatores são deriváveis, podemos mostrar que $$D_x[f(x)]=D_x[u(x).v(x)]={\color{red}D[u(x)]}.v(x)+u(x).{\color{blue}D[v(x)]}.$$

Não obstante a simplicidade desta regra de derivação, muitos estudantes ainda têm alguma dificuldade em executar o procedimento de derivação de um produto. Pensando em ajudar a estes é que ESTA ATIVIDADE foi construÃda. Nela o estudante terá a oportunidade de ver o desenvolvimento em pequenos passos da derivada de um produto de funções.
Para isto, basta
- entrar com as funções fatores, isto é, $u(x)$ e $v(x)$ preenchendo os campos destinados a estas;
- conferir se a função $f(x)$ ao lado é a função que quer derivar
- observar se os passos mostrados e conferir com o que fez manualmente.
A atividade permite que os estudantes percebam se está desenvolvendo a derivada de forma correta e com isso corrigir alguns equÃvocos que por ventura estejam cometendo.
Uma palavra com o professor
O professor pode usar a atividade proposta para exemplificar a aplicação da regra do produto. Para isso é possÃvel apenas projetar a janela do GeoGebra maximizada (no canto direito inferior de todas as janelas do GeoGebra há um local de maximizar a tela). É também MUITO interessante usar o recurso CREATE CLASS (Criar uma Aula - Criar um GeoGebra Classroom), pois com esse recurso é possÃvel acompanhar o que os estudantes estão respondendo em cada uma das perguntas que foram colocadas lá e com isso poderá perceber se eles estão respondendo de forma correta.
Entretanto, é interessante deixar claro aos estudantes que a ferramenta é um auxÃlio para a aprendizagem e não uma forma de obter a resposta correta em passos. É necessário fazer um contrato didático com os estudantes e deixar claro que o objetivo principal é o aprendizado.
Você acha interessante haver lá mais algumas questões? De que tipo? Você pode responder a esta postagem logo abaixo ou entrar em contato comigo pelo Instagram em @geogebraparatodos ou @luisclaudio_la.
Uma palavra com o estudante
Prezado estudante, tenha claro que o objetivo da ATIVIDADE PROPOSTA é que lhe ajude no entendimento da aplicação do algoritmo (do procedimento). Tenha em mente que o objetivo é aprender e o ambiente que estará vai lhe ajudar com isso... Não veja a ferramenta como uma forma de obter apenas a resposta final. Esse não é o objetivo. O objetivo principal é que aprenda, ok?
---
É isso aà pessoal... Gostaria de sugerir atividades ou postagens sobre algum conteúdo? Não passe vontade... Deixe nos comentários abaixo ou no Instagram em @geogebraparatodos ou @luisclaudio_la.
Abração pro 6
LuÃs Cláudio LA
x
Postar um comentário